"O Pinhal era um oásis. Nos meses de seca, calor e fumaça era só transpor o caramanchão de maracujá e já se sentia a fragância das flores de laranjeiras, jasmim e manacá, assim como a frescura do ar devido aos repuxos, reguinhos e bicas d'agua."

Elisa de Arruda Botelho

Ação Educativa

O Serviço de Ação Educativa da Casa do Pinhal é responsável pela interação da casa com o público, tentando ser um facilitador da visita tem o compromisso sócio educacional de trabalhar diferentes abordagens cognitivas a partir do nosso acervo, procurando, neste sentido, proporcionar o pensamento crítico através da observação e do diálogo, além de desenvolver o conhecimento com questões relacionadas aos pontos de vistas histórico, cultural e social. A contemplação, através da visita pelos terreiros, casa sede, jardins, pomar, escadinha d’água e o Centro de Estudos, procura, além do conhecimento histórico estimular a responsabilidade social em valorização da memória coletiva.

Cada grupo previamente agendado é acompanhado por um educador preparado. A visita é orientada em torno de eixos principais, A história da implantação do antigo oeste paulista, a história de São Carlos e região, do café e dos principais personagens da história da casa. As visitas estão disponíveis somente sob agendamento prévio.

Casa do Pinhal - Todos os direitos reservados. ©2016