"O Pinhal era um oásis. Nos meses de seca, calor e fumaça era só transpor o caramanchão de maracujá e já se sentia a fragância das flores de laranjeiras, jasmim e manacá, assim como a frescura do ar devido aos repuxos, reguinhos e bicas d'agua."

Elisa de Arruda Botelho

Associação

A Associação Pró Casa do Pinhal foi fundada em 1990 com o objetivo de dar suporte à conservação e preservação da Casa do Pinhal, além de promover a divulgação do acervo patrimonial, histórico, paisagístico e natural ali contidos.

As primeiras construções da Fazenda Pinhal datam do início do século XIX e ainda hoje conservam seus principais aspectos arquitetônicos. No ano de 1981, a Fazenda foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), e em 1987 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Ministério da Cultura).

No ano de 1991 a empresa Sobloco S/A doou à Associação Pró Casa do Pinhal uma área de mata ciliar primária conhecida como “Mata do Botafogo", que também passou a pertencer ao complexo Casa do Pinhal.

A atuação da Associação visa contribuir com o desenvolvimento de atividades educativas, pesquisa, preservação, restauração e catalogação, tendo como objetivo a disponibilização do acervo bibliográfico, arquivístico, museológico, natural e arquitetônico da Casa do Pinhal, este importante bem considerado patrimônio histórico e cultural.

O estatuto social da Associação Pró Casa do Pinhal pode ser acessado clicando aqui.

Diretoria - Gestão 2016 / 2018

Diretora Presidente: Denize Quinsler
Diretora Vice-Presidente: Cátia Regina Joya Giantomassi
Diretora Secretária: Maria Fernanda Alves Rangel
Diretor Tesoureiro: Pedro Henrique Vicente
Conselho Fiscal: Fernando Nociti
Vladimir Benincasa
Maria Emilia Riceti
Araceli Hackbarth
Maria Ângela Bertolucci
Martinho de Arruda Botelho
Casa do Pinhal - Todos os direitos reservados. ©2016