"O Pinhal era um oásis. Nos meses de seca, calor e fumaça era só transpor o caramanchão de maracujá e já se sentia a fragância das flores de laranjeiras, jasmim e manacá, assim como a frescura do ar devido aos repuxos, reguinhos e bicas d'agua."

Elisa de Arruda Botelho

Associação

A Associação Pró Casa do Pinhal foi fundada em 1990 com o objetivo de dar suporte à conservação e preservação da Casa do Pinhal, além de promover a divulgação do acervo patrimonial, histórico, paisagístico e natural ali contidos.

As primeiras construções da Fazenda Pinhal datam do início do século XIX e ainda hoje conservam seus principais aspectos arquitetônicos. No ano de 1981, a Fazenda foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), e em 1987 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Ministério da Cultura).

No ano de 1991 a empresa Sobloco S/A doou à Associação Pró Casa do Pinhal uma área de mata ciliar primária conhecida como “Mata do Botafogo", que também passou a pertencer ao complexo Casa do Pinhal.

A atuação da Associação visa contribuir com o desenvolvimento de atividades educativas, pesquisa, preservação, restauração e catalogação, tendo como objetivo a disponibilização do acervo bibliográfico, arquivístico, museológico, natural e arquitetônico da Casa do Pinhal, este importante bem considerado patrimônio histórico e cultural.

O estatuto social da Associação Pró Casa do Pinhal pode ser acessado clicando aqui.

Diretoria e Conselho Fiscal – Gestão 2018/2021

Diretoria
Diretor Presidente Carlos Sawaya Botelho Bracher
Diretora Vice-Presidente Cátia Regina Joya Giantomassi
Diretora Tesoureira Sandra Alves Silva
Diretoria Secretária Maria Fernanda Alves Rangel
Conselho Fiscal
Titulares Araceli Hackbarth
Paulo César Castral
Oswaldo Mário Serra Truzzi
Suplentes Martinho Alexandre de Arruda Botelho
Cláudia Regina Danella
Vladimir Benincasa
Casa do Pinhal - Todos os direitos reservados. ©2016