"O Pinhal era um oásis. Nos meses de seca, calor e fumaça era só transpor o caramanchão de maracujá e já se sentia a fragância das flores de laranjeiras, jasmim e manacá, assim como a frescura do ar devido aos repuxos, reguinhos e bicas d'agua."

Elisa de Arruda Botelho

Centro de Estudos da Casa do Pinhal

O Centro de Estudos da Casa do Pinhal reúne um importante acervo documental e bibliográfico, abordando temas sobre a cultura paulista do século XIX, o café no interior do estado de São Paulo, a ocupação da região de São Carlos e a história da família Arruda Botelho. Todo esse material se encontra à disposição para consulta e pesquisa no link acervo digital.

O Arquivo

O acervo físico do Arquivo é constituído principalmente por documentos provenientes de doações, sobretudo de membros da Família Arruda Botelho. Atualmente, é composto por livros contábeis, cartas da família, fotografias, documentos relativos à Fazenda Pinhal em diversos momentos e documentação comercial referente à Casa Comissária Arruda Botelho.

As cartas do acervo são datadas do período entre 1863 e 1947, algumas são originais e outras, apenas transcrições. As mais antigas são as que foram trocadas entre o Conde do Pinhal e a Condessa, das quais possuímos apenas aquelas escritas pelo Conde e endereçadas à sua esposa. Há também um conjunto de cartas mais recentes, escritas pelos filhos e outros familiares. Todas elas foram fotografadas, transcritas e a maioria está disponibilizada nos seis volumes que compõem as Cartas da Família Arruda Botelho.


Carta de Antonio Carlos de Arruda Botelho a sua esposa Anna Carolina de Melo Franco Oliveira, na qual informa que viajará para Araraquara, em 1889.


O documento mais antigo existente no arquivo é um Livro Contábil, de 1850, do Armazém de Piracicaba, que pertenceu a Antonio Carlos de Arruda Botelho, o futuro Conde do Pinhal.

Todo o material do acervo se encontra em processo de tratamento e catalogação e boa parte dele já está disponibilizada "on line" no link Acervo Digital. A Casa do Pinhal aceita empréstimos de documentos feitos por familiares, amigos e da comunidade em geral, uma vez que o conteúdo dos mesmos possa complementar e contribuir com o material que já possuímos. Ressaltamos que nesse caso, faremos uma cópia digitalizada do documento em questão e o original será devidamente devolvido ao seu dono.


Carta de Sesmaria passada ao Capitão Carlos Bartolomeu de Arruda em 30 de Dezembro de 1785

A Biblioteca

A Biblioteca da Casa do Pinhal possui aproximadamente 7.000 títulos entre livros, periódicos, CDs e DVDs. Todas as obras são catalogadas e seu acervo inteiramente informatizado e disponibilizado aos consulentes.

O acervo bibliográfico é diversificado, com exemplares de várias áreas do conhecimento. O trabalho que vem sendo realizado procura identificar obras de importância para a história da implantação do "Oeste Paulista". As obras do acervo concentram-se principalmente nas seguintes áreas da História do Brasil: História do Café; de São Paulo (Estado); e do município de São Carlos/SP.

Algumas obras Raras e Especiais pertencentes ao acervo bibliográfico:

Revista Moderna. Paris: s.n., 1897-1899 (n.01-30).

A Revista Moderna foi fundada e dirigida pelo filho do Conde do Pinhal, Martinho Carlos de Arruda Botelho, com a colaboração de Eça de Queiroz. Era editada em Paris com circulação no Brasil. A Revista foi publicada entre 1897 e 1899 e representava o periodismo da Belle Époque, com várias ilustrações. Um dos seus grandes méritos foi a publicação inédita do romance de Eça de Queiros "A Ilustre Casa de Ramires".

KNEIPP, Sebastião, Mons.

A minha cura d'agua ou o meu systema hydrotherapico comprovado por uma experiência de maes de 40 annos e escripto para o tratamento das doenças e conservação da saude. 3.ed. Alfredo C. Pinto (trad.). Porto Alegre: João Mayer Jun.& Comp., 1896. 448 p.

Esta obra foi adotada pela Condessa do Pinhal na construção da escada d'água, localizada no pomar da Fazenda Pinhal. Tal escada era usada naquela época para tratamento médico e atualmente é um dos atrativos para os visitantes do Pinhal.

CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Formulário e guia medico. 15.ed. Pariz: Ed. Andre Roger & F. Chernoviz, 1892. 1541 p.

Os guias médicos do Dr. Chernoviz eram muito utilizados nas regiões rurais do Brasil, no século XIX e inicio do XX, devido à falta de médicos nessas localidades. Assim, eram também usados pela Condessa do Pinhal, que os consultava para tratamento de seus familiares e escravos.

Pesquisa

O Centro de Estudos da Casa do Pinhal conta com um trabalho de Pesquisa que vem se dedicando no levantamento de dados e documentos sobre a História da Família Arruda Botelho, o município de São Carlos e região, a política local e o café enquanto produção econômica, tudo perpassando o período do século XIX até meados do século XX.

Além da análise da documentação existente atualmente no Centro de Estudos, em sua maior parte disponibilizada no Acervo Digital deste site, a equipe da área de Pesquisa realiza buscas em acervos (arquivos) de outras Instituições, com o intuito de encontrar documentos e informações complementares aos que a Casa do Pinhal já possui. Todo esse trabalho é realizado ancorado em boa revisão de bibliografia referente aos assuntos mencionados.

A compreensão e as buscas de documentação sobre aspectos sócio-político-econômicos do Oeste Paulista são relevantes, mas vale ressaltar que nosso enfoque seja mais precisamente a região dos "Campos de Araraquara''.

Com relação à Família Arruda Botelho, dedicamo-nos mais especificamente no entendimento da história que se refere ao Conde e a Condessa do Pinhal e seus descendentes, tanto em seus aspectos pessoais, quanto aos políticos e econômicos que perpassaram a vida daqueles.


Ofício da Câmara Municipal de Araraquara ao Presidente da Província de São Paulo solicitando a criação de um Distrito de Paz e Subdelegacia de Polícia na Capela de São Carlos, em 08/01/1857.

Equipe

Coordenação: Denize Quinsler

e-mail: casadopinhal

Arquivo: Maria Fernanda Rangel

e-mail: arquivo

Biblioteca: Sandra Regina de Araújo Sorigotti

e-mail: biblioteca

Pesquisa: Héllen Aparecida Furlas

Alexandre Tourinho

e-mail: pesquisa

Ação Educativa: Pedro Henrique Vicente

e-mail: educador

Secretária: Fabiana Verza

e-mail: secretaria

e-mail: atendimento

Casa do Pinhal - Todos os direitos reservados. ©2016